especiariasgourmet
 (34) 9 9914-4636

Faça seu login ou Cadastre-se!

Dicas e Informações



SAL ROSA DO HIMALAIA  X  SAL DE COZINHA
Durante a fabricação do sal de cozinha são aplicados diversos procedimentos, que acabam retirando seus minerais, restando somente o cloreto de sódio. Além disso, para que fique branco, o sal de cozinha passa por uma limpeza com produtos químicos e depois ainda é aquecido a temperaturas bastante elevadas. Depois é adicionado o iodo que, apesar de ser um produto que previne doenças como a surdez, o bócio, o hipotireoidismo e abortos prematuros, quase sempre é utilizado em sua forma sintética. Ele ainda é tratado com alguns agentes que são antiaglomerantes, que dificultam a absorção pelo organismo, causando o acúmulo de sal nos órgãos. 
Já o SAL ROSA DO HIMALAIA, possui em sua composição cerca de 84 minerais e outros elementos, que são a causa de sua cor rosada. Pode-se citar entre os elementos presentes neste sal, o cloreto de sódio, o magnésio e o potássio, além do sulfato de cálcio, sendo que todos esses componentes são absorvidos facilmente pelo organismo. Todos os elementos do sal rosa do Himalaia, fazem com que ele possua características benéficas como a boa saúde vascular, a prevenção de câimbras, a melhora da circulação, a desintoxicação do organismo, a melhora das funções respiratórias, entre outras. Além disso, dentro da composição de uma colher de chá de sal de cozinha tem 1500 mg de sódio, enquanto que na mesma porção de sal rosa do Himalaia, tem 480 mg apenas. Sendo assim, pode-se perceber como é mais vantajoso utilizar o sal rosa.

CHIMICHURRI
O CHIMICHURRI é um molho tradicional no Uruguai e na Argentina que combina perfeitamente com o churrasco. O chimichurri deve ser usado de duas maneiras: para marinar a carne antes de levá-la ao fogo por no máximo 2h, caso contrário, você só sentira o sabor dos temperos; ou para temperar a carne ou vegetais após assá-los. É uma espécie de vinagrete picante, à base de coentro, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta preta, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva. Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir o coentro por salsinha, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca (manjericão), até substituir o vinagre por suco de limão. Numa receita, começa por se cozer em água alho e salsa picados, depois mistura-se orégão, piri-piri moído, sal e pimenta; finalmente, junta-se azeite e vinagre e, quando frio guarda-se em frascos na geleira. No entanto, noutras receitas, os ingredientes são processados em misturador, mas sem deixar que se transformem numa pasta. Para além do método de preparo, os ingredientes usados também variam com o gosto individual. Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne. A única explicação plausível para o nome deste molho está ligada ao nome dum irlandês chamado Jimmy McCurry, que se terá oferecido para preparar este molho; como o nome dele era difícil de pronunciar para os argentinos, eles passaram a chamá-lo de “chimichurri”. [3] Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura. 
Na verdade, você também pode comer o chimichurri puro com pão, como uma entrada ou aperitivo. Porém, o que você não deve fazer é usar o chimichurri na carne, nos vegetais ou no pão antes de levá-los ao fogo, pois tudo o que você irá conseguir será um terrível gosto de queimado na comida. 
Molho Chimichurri - Modo de Preparo:
3 xícaras de CHIMICHURRI
3/4 de uma xícara de azeite de oliva extra-virgem
1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto (você pode substituir o vinagre pelo suco de limão)
Ao tempero do CHIMICHURRI, adicione o vinagre de vinho tinto e o azeite de oliva extra-virgem e mexa com uma colher. Tampe e deixe descansar fora da geladeira por pelo menos uma hora, mas sugerimos até 48h de descanso para que os sabores das ervas sejam bem absorvidas pelo azeite. 
Em geral, o ideal é consumir em até uma semana, mas é possível que esse molho fique bem conservado por até 15 dias na geladeira.

PIZZA MIX
O PIZZA MIX é um conjunto de temperos combinados, dentre eles, alho, cebola, sal, salsa, manjericão, orégano, pimenta calabresa e manjerona. Pode ser utilizado em pizzas, bauru, misto quente, saladas, caldos, torradas, batatas fritas e batata soutê. 
Modo de Preparo - Batata Soutê com Pizza Mix:
2 xícaras de batatas picadas (500 g)
2 colheres (sopa) de óleo (30 ml)
1 xícara de manteiga (15 ml)
1/2 xícara de presunto moído
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de PIZZA MIX
Em uma panela com água fervente e salgada, escalde as batatas por 3 minutos, escorra e seque-as. Aqueça o óleo até ficar bem quente, salteie as batatas, mexendo de vez em quando para que fique dourada de todos os lados. Junte o resto dos ingredientes e acrescente o PIZZA MIX, mexendo bastante. Enquanto mexe, continue salteando até que estejam douradas. Sirva

TEMPERO TÁRTARO
O TEMPERO TÁRTARO é uma combinação ideal de vários temperos dentre eles cebola em flocos, alho granulado, cenoura em flocos, pimentão verde e vermelho, tomate, sal e salsa. Ideal para acompanhar petiscos como iscas de peixes, lula a dorê, camarões, frango a passarinho, milanesa de carnes e frangos, omeletes e torradas.
Modo de Preparo do Molho Tártaro:
Misture 1 colher de sopa de TEMPERO TÁRTARO a 4 colheres de maionese de sua preferência e um pouco de azeite ao seu gosto. Misture bem e aguarde que os flocos se hidratem. Pronto, o molho já pode ser servido.

FIT COMPLETO
O FIT COMPLETO é uma mistura de temperos e diversas especiarias, com texturas e sabores diferentes que dão um toque especial no preparo de carnes, massas e legumes. Com ingredientes 100% naturais, sem corantes e conservantes e sem adição de sal, são uma ótima solução saudável para o tempero de suas receitas. 
Aproveite e faça um delicioso nhoque de Batatas.
"Nhoque de Batata"
INGREDIENTES
Massa:
- 1 kg de batata cozida e sem casca
- 1 ovo inteiro
- 2 colheres de manteiga
- 1 pacote de queijo ralado parmesão ou queijo curado ralado
- farinha de trigo ate dar o ponto
- pimenta do reino, sal, cheiro verde a gosto;
Molho:
- meio kg de carne moída;
- 1 cebola media;
- 6 tomates cozidos e batidos;
- azeitona;
- 1 colher de sopa de FIT COMPLETO;
- sal e alho a gosto;
"MODO DE PREPARO":
MolhoRefoge a cebola e o alho, depois coloque a carne moída, deixe fritar bem, acrescente o FIT COMPLETOO tomate deve ser cozido primeiro em água. Escorra a água e bata o tomate no liquidificador. Após a carne está bem cozida, acrescente o tomate, pimenta do reino, sal e azeitona deixe cozinhar por 15 minutos, depois desligue e coloque o cheiro verde.
Massa: Bata na batedeira 1 kg de batata cozida descascada, acresente o ovo a manteiga e o queijo ralado. Bata por mais alguns minutos. Coloque sal, pimenta do reino e cheiro verde, misture com a mão e depois coloque a farinha ate chegar ao ponto de desgrudar da mão. Coloque água pra ferver como é de costume pra cozinhar macarrão, passe farinha no local onde vai cortar a massa. Faça tiras com a massa e corte com a faca e cozinhe aos poucos. Quando a massa começar a subir na água é hora de tirar. Coloque em um refratário ou assadeira e acrescente o molho intercalando-o com a massa.